sexta-feira, 6 de março de 2015

[DISCUSSÃO, ANÁLISE E REFLEXÃO] Princesa Em Treinamento - Meg Cabot

Princesa em Treinamento é o sexto livro da série O Diário da Princesa e ao contrário de Princesa à Espera, ele não narra as férias de Mia em Genovia. A narrativa começa assim que Mia já está em New York se preparando para o segundo ano do ensino médio.

No começo eu não estava gostando muito, mas na metade do livro, confesso que eu fui surpreendida.

Mia voltou de suas férias, após passar um mês aproveitando seu novo irmãozinho Rocky e dois meses em Genovia.
Durante esse período, ela despejou lesmas sul-americanas na baía de Genovia para consumirem as algas jogadas pelo principado de Mônaco que podem comprometer o ecossistema do mar mediterrâneo, mas as suas lesmas, ao contrário do que ela esperava, não estão se alimentando das algas, elas só estão lá, não fazendo nada, o que deixou o principado de Mônaco furioso e Genovia corre o risco de ser expulsa da União Européia.

Além dessas preocupações, Mia tem outros desafios para lidar: sua melhor amiga a nomeou para a presidência do Conselho Estudantil e ela concorrerá com sua arquirrival Lana; a nova professora de inglês parece não admirar e não incentivar seu talento como escritora; Geometria parece tão assustadora quanto álgebra; seu ex-namorado está na mesma turma que ela em Ciências da Terra; e seu namorado espera fazer amor com ela algum dia.

Dos tópicos mencionados acima, eu gostaria de falar sobre três que chamaram mais a minha atenção:

- A nomeação de Mia para presidente do Conselho Estudantil.
Mia não queria mesmo, mas sua amiga Lilly a nomeou sem o seu conssentimento e com o passar dos dias, ela começa a concordar com tudo isso, inclusive porque até a Grandmère parece gostar da ideia, tanto que novamente, ela está nos jornais da nação.
Mas o que a deixa com medo é o fato de concorrer contra Lana Weinberger que é a garota mais popular da escola, enquanto ela é só uma nerd, o que às vezes nos deixa com raiva de Mia por ela ainda se importar com isso, ela é uma menina inteligente e com certeza tem mais capacidade que a Lana, mas a verdade está do lado dela, a maioria das vezes é só uma disputa de popularidade e não de pessoas capacitadas,o que explica o porquê Lilly nomeou a Mia e não a si própria, pois Lilly também não acredita na sua popularidade.
A parte mais legal é o discurso de Mia no dia do debate, ela está com medo, mas quando pega o microfone, ela despeja as verdade que tanto deveriam ser ditas e a nossa única escolha é aplaudí-la, acredito que só por essa parte o livro já merece cinco estrelas.

- A queda da nota de inglês de Mia.
A Albert Einsten contratou uma nova professora de inglês e no ínicio Mia ficou toda contente, pois ela parecia que iria ajudá-la no seu objetivo de se transformar em uma grande escritora, mas em sua primeira redação, sua nota caiu para B e Mia ficou bem revoltada com isso porque sua professora, segundo sua opinião, não está levando em consideração seu talento, mas sim os assuntos de cultura pop que ela escreve que não  parecem agradar.
Sobre isso, consigo concordar com a Mia e com a professora. Ás vezes a educação quer que nos seguimos um padrão que não nos ensinará a ser brilhantes, mas apenas mais um, acredito na criatividade e na oportunidade que deve ser dada e incentivada aos alunos, mas nós também devemos buscar aperfeiçoamento em assuntos mais complexos do ponto de vista intelectual para obtermos a nossa própria opinião sobre e não apenas nos basearmos em achismo porque alguém considerado referência está falando.

- Fazer amor com Michael Moscovitz.
Como Mia está namorando, é óbvio que esse assunto vai surgir algum dia, mas ela não esperava que fosse tão cedo, principalmente porque veio de um comentário maldoso da Lana, então ela começa a ficar na paranóia com isso e pede conselho para a Tina que diz que ela e Michael deve conversar a respeito para que ambos saibam a expectativa do outro em relação á isso.
Sinceramente, eu não esparava que essa conversa fosse acontecer nesse livro, talvez um pouco mais para frente, mas sim, ela ocorreu.
A única coisa que eu tenho a dizer a respeito é que acho que a Mia está certa em querer se sentir preparada para isso, pois ela ainda é jovem, nesse aspecto também estou totalmente do lado da Mia.


Considerando todo esses fatores acima, a escala de coração para Princesa em Treinamento é:
♥♥♥♥




Nina Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário