terça-feira, 31 de março de 2015

[RESENHA] Até Mais e Obrigado Pelos Peixes! - Douglas Adams

Olá.

Até Mais e Obrigada pelos Peixes! é o quarto volume da série O Mochileiro das Galáxias e foi um dos que eu mais gostei.



Nos últimos três livros, as aventuras foram passadas no universo, em naves e em outros planetas, mas nesse volume, estamos de volta á Terra.
Acreditávamos que a Terra havia sido destruída para sempre, mas Arthur descobriu que não e resolve voltar ao seu planeta, com isso, ele conhece Fenchurch e os dois se apaixonam e começam a viver aventuras, e seu relacionamento é rodeado por perguntas referentes á vida, ao universo e tudo mais, principalmente sobre aquele dia que alienígenas tentaram destruir o planeta e ao sumiço dos golfinhos.






Nina Santos

segunda-feira, 30 de março de 2015

[RESENHA] A Vida, O Universo e Tudo Mais - Douglas Adams

Olá.

A Vida, O Universo e Tudo Mais é o terceiro livro da série O Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams.
Gostei bastante disso, mas confesso que fiquei um pouco perdido no enredo, rs.



Em O Restaurante No Fim do Universo, Zaphod e Trillian se separam de Ford e Arthur e os dois últimos devido á uma viagem no tempo vão para a Terra em sua Era Cenozóica.

A Vida, O Universo e Tudo Mais começa nesse período, na verdade, cinco anos após Arthur e Ford estarem presos nesse mundo.
No entanto, Ford encontra uma maneira para os dois novamente viajarem pelo espaço. Nessa nova aventura, eles encontram Slartibartfast, juntos eles se unem para impedir que o povo xenófobo de Krikkit destrua todo o universo e para descobrir quem está por trás de tudo isso.





Nina Santos 

sábado, 28 de março de 2015

[RESENHA] O Restaurante No Fim do Universo - Douglas Adams.

Olá.

O Restaurante no Fim do Universo é o segundo volume da série O Guia do Mochileiro das Galáxias e foi o meu preferido, porque fui muito surpreendida pelo enredo.
Quando vi o título fiquei pensando: Como assim? Um restaurante no fim do universo? Será que o universo tem um fim (em questão de tamanho)? Mas Douglas Adams me surpreendeu muito nesse quesito e eu não vou falar o por quê para não estregar o suspense, rs.

Vamos a resenha:


Após saírem da Terra, Arthur e Ford se encontram com Zaphod, Trillian e Marvin e então as aventuras começam em O Guia do Mochileiro das Galáxias, e O Restaurante no Fim do Universo é a continuação desses aventuras, onde ainda estamos por busca das respostas que foram introduzidas na nossa mente durante o leitura do primeiro livro.
A aventura começa quando os amigos decidem ir ao restaurante no fim do universo, mas o computador não pode ajudá-los, pois Arthur solicitou que a Nutrimática lhe fizesse um chá e foi necessária a realização de pesquisas para essa tarefa, enquanto isso a Nave Coração de Ouro estava sendo atacada pelos Vogons (para quem já leu o Guia, sabe do que se trata).
Sem suporte, Zaphod busca outras alternativas, até que por uma viagem no tempo todos chegam ao restaurante no fim do universo, mas para isso Zaphod enfrentará outros desafios, sendo um deles, passar pelo Vórtice da Perspectiva Total.
Mas é no restaurante e após saírem dele, que as aventuras para Ford e Arthur realmente começam.





Nina Santos.

quinta-feira, 26 de março de 2015

[RESENHA] O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams.

Olá.

Atualmente estou lendo "E Tem Outra Coisa" de Eoin Colfer, que é uma espécie de continuação para a trilogia de cinco do "O Guia do Mochileiro das Galáxias", que não foi escrito por Douglas Adams.

E toda essa volta ao universo de Arthur, Ford, Trillian e Zaphod, me deu uma vontade de resenhar os cinco livros que li ainda esse ano.

O primeiro livro eu li em Janeiro, então, talvez a resenha fique um pouco sem informações, mas vamos lá.




A Terra que conhecemos está prestes a ser destruída, pois uma via expressa precisa ser construída na galáxia e o planeta está no caminho.
Assim que os vogons (povo alienigina) recebem autorização para a destruição, eles vêm realizar o trabalho.
Ford Prefect, um viajante betelgeusiano que fazia pesquisa de campo para O Guia do Mochileiro das Galáxias, um dos melhores livros jamais publicados pelas editoras de Ursa Menor, detecta em seu aparelho a presença de uma nave espacial e leva seu amigo inglês Arthur Dent, para o espaço, com a intenção de fugir da destruição iminente.
No espaço, eles tem a oportunidade de morrer novamente, mas são salvos pela nave Coração de Ouro movida por um gerador de improbabilidade infinita, que recentemente foi roubada pelo Presidente do Universo, Zaphod Beeblebrox e Trillian.
Juntos, Arthur, Ford, Zaphod, Trillian e Marvin, um robô depressivo, começam uma viagem pela galáxia, em busca da resposta para A Vida, O Universo e Tudo Mais.

Uma dica na leitura desse livro: Não entre em pânico e não esqueça a sua toalha.




Nina Santos.

quarta-feira, 25 de março de 2015

[RESENHA] O Presente do Meu Grade Amor - Organizado por Stephanie Perkins.

Olá.

Lembro que no Natal do ano passado, 2014, eu queria muito ler O Presente do Meu Grande Amor, mas não tive a oportunidade de comprar, porém a minha irmã o ganhou e o deu de presente para mim somente agora em Março e eu me dediquei a lê-lo,pois não aguentaria esperar.

Todas os contos, obviamente, são passados no Natal e falam sobre esperança, amor e sobre as diversas comemorações nessa época do ano.

Dessa vez, resolvi falar um pouco sobre cada conto, ao invés de fazer algo mais geral. No entanto, eu tenho os meus preferidos: Meias-Noites, Encontre-Me Na Estrela Do Norte, Bem-Vindo a Christmas, Califórnia e Estrela de Belém.

Os que eu não gostei e não leria novamente são: Krampuslauf e  A Menina Que Despertou o Sonhador.

Então, aí está:




Meias-Noites - Rainbow Rowell
"O primeiro conto de Natal é sobre Mags, Noel, meias-noites e alergias. Rainbow fala sobre um casal adolescente que ainda está descobrindo o que é o amor. Uma fofurinha ♥" Corações: ♥♥♥♥♥

A Dama e a Raposa - Kelly Link
"O segundo conto de Natal intitulado "A Dama e a Raposa" aborda o Natal de Miranda dos 11 aos 17 anos, a falta que sente de sua mãe que está presa na Tailândia, seu relacionamento com Daniel e a libertação de Fenny, o visitante misterioso que sempre aparece quando neva." Corações: ♥♥♥

Anjos Na Neve - Matt de La Peña
"O terceiro conto intitulado "Anjos da Neve" fala do Natal de Shy longe de sua família, cuidando da gata no apartamento do seu chefe do Natal de Haley, uma garota que preferiu ficar sozinha ao ir para casa. Os dois se conhecem, falam sobre si e sobre suas famílias e aos poucos vão se libertando." Corações: ♥♥♥♥

Encontre-me na Estrela do Norte - Jenny Han
"O quarto conto de Jenny Han "Encontre-me na Estrela do Norte" é uma fofurinha. Fala sobre Natty, que foi abandonada pela sua mãe a adotada pelo Papai Noel no dia de Natal e ela vive no Polo Norte com os duendes, onde se apaixonou por Flynn, um duende, então suas possibilidades amorosas são mínimas, mas ao mesmo tempo se lembra de Lars, o único menino humano que conheceu." Corações: ♥♥♥♥♥

É um Milagre de Yule, Charlie Brown - Stephanie Perkins
"O quinto conto de Stephanie Perkins intitulado "É um milagre de Yule, Charlie Brown" fala sobre a vida de Marigold, que comemora o Yule com sua mãe, e não o Natal. Ela vive em uma cidade com sua mãe após descobri que seu pai tem uma segunda família, que na verdade, é a primeira e elas estão sofrendo muito com isso, mas ao mesmo tempo quer trabalhar com animação e precisa da voz de North, um garoto que vende árvores de natal e que ela não tem amizade." Corações: ♥♥♥

Papai-Noel Por Um Dia - David Levithan
"O sexto conto "Papai Noel por um dia" é muito fofinho. Fala sobre um jovem judeu que se fantasia de Papai Noel para agradar a irmã mais nova de seu namorado, mas a parte legal é a experiência que ele passa na casa de seu namorado, pois ele conseguiu tocar o coração de todos." Corações: ♥♥♥♥

Krampuslauf - Holly Black
"O sétimo conto "Krampuslauf' de Holly Black conta a história de Hannah e suas amigas que pretendem se vingar no dia de ano novo de Roth, namorado de Penny, por ele ter mais de uma namorada. No entanto, Hannah acredita em magia, e ela não sabe o que isso pode causar. Mesmo eu não tendo gostado muito, o texto fala sobre esperança." Corações: ♥♥♥

Que Diabo Você Fez, Sophie Roth? - Gayle Forman
"O oitavo conto da Gayle Forman intitulado "Que diabo você fez, Sophie Roth" fala sobre o Chanucá, uma comemoração judaica, através da vida de Sophie, que conhece Russel, um jovem estudante que a ajuda e enxergar um pouco além de todos os problemas que ele vêm enfrentando nos últimos meses." Corações: ♥♥♥♥

Baldes de Cerveja e Menino Jesus - Myra McEntire
"O nono conto "Baldes de Cerveja e Menino Jesus" fala da estória de Vaughn, um rapaz que sem querer colocou fogo na igreja e prestará serviço comunitário para a mesma a fim de retirar o julgamento de sua ficha. Durante esse período, ele se aproxima de Gracie, a filha do pastor, e está interessado nela e ao mesmo tempo a peça correrá riscos de não ser exibida." Corações: ♥♥♥♥

Bem-Vindo a Christmas, Califórnia. - Kiersten White
"O décimo conto "Bem-vindo à Christmas, Califórnia" narra o natal de Maria, uma jovem mexicana que vive em uma cidade que é sempre "natal" com sua mãe e seu padastro, seu desejo é sair de lá o mais rápido possível, assim que se formar, pois não gosta de nada em sua cidade e família, mas as coisas começam a mudar quando um novo cozinheiro é contratado no restaurante de sua mãe." Corações: ♥♥♥♥♥

Estrela de Belém - Ally Carter
"O décimo primeiro conto "Estrela de Belém" de Ally Carter fala sobre Liddy que trocou de passagem com Hulda e foi para uma cidade que não conhecia, pois estava fugindo de seu destino. Lá, ele fingiu ser uma estudante de intercâmbio irlandesa e namorada de Ethan, mas o Natal que estava se aproximando mudaria sua vida." Corações: ♥♥♥♥♥

A Menina Que Despertou O Sonhador - Laini Taylor
"O último conto conta a história de Neve, uma garota órfã e os 24 dias antes do Natal, onde ele recebe presentes em cada um desses dias de um pretendente que ela ainda não conhece." Corações: ♥♥



Minha escala de coração para O Presente do Meu Grande Amor é:
♥♥♥♥





Nina Santos.

quarta-feira, 18 de março de 2015

[DISCUSSÃO, ANÁLISE E REFLEXÃO] Princesa Para Sempre - Meg Cabot

Olá.

Essa é a última análise do livro da coleção O Diário da Princesa.



Princesa Para Sempre é o décimo e último livro da série. No começo da leitura nos sentimos um pouco perdidos, pois se passou quase dois anos entre Princesa Mia e este, pelo menos eu me senti assim, pois já estava acostumada com as sequências do livro, mas acho que Meg acertou em agir assim, pois a narrativa volta com uma Mia mais madura e menos insegura, mesmo sendo um pouquinho tapadinha, haha, na minha opinião.

Bom, acho que a coleção teve o fim que todos esperávamos e que merecia, foi muito legal ver o amadurecimento, aventuras e neuras da Mia Thermopolis, uma personagem que ficará marcada na minha vida, pois eu me identifiquei com ela em algumas situações.

Dessa vez, eu não falarei muito sobre as minhas  impressões do livro, por ser o último da série e tudo se ajeitar de certa forma, estou muito contente, por isso, então, ok.

Só tem uma coisa que quero falar: Gente, o J.P. é um boçal, sério, não consigo acreditar que a Mia não enxerga isso, ele não a apoia em alguns sentidos e só pensa em fama em outros, eu tive muita vontade de bater nele, haha.

Considerando as 448 páginas desse livro que me deixaram cada vez mais curiosa, a escala de coração para Princesa Para Sempre é:
♥♥♥♥




Nina Santos

terça-feira, 17 de março de 2015

[RESENHA] Princesa Para Sempre - Meg Cabot - Sem Spoiler.

Sinopse:

"Nem eu consigo acreditar. Olhe só o que eu estou dizendo! Será que eu posso parecer mais patética??? Como o principal produto de exportação da Genovia, o azeite de oliva e sua produção são um assunto extremamente interessante?
Ah, se a Tina soubesse de verdade sobre o que é o meu livro... A Tina morreria se soubesse que escrevi um livro romântico histórico de quatrocentas páginas... A Tina adora livros românticos!
Mas não posso contar para ela. Quer dizer, se eu não conseguir publicar, obviamente não é bom.
Se pelo menos ela tivesse  pedido para ler... mas quem vai querer ler a respeito de azeite de oliva e sua produção?
Certo, bom, uma pessoa.
Mas ele só estava sendo simpático. Sinceramente. Essa é a única razão.
E não posso realmente mandar uma cópia para ele. Porque daí ele vai ver sobre o que é de verdade.
E eu vou morrer"


Princesa Para Sempre é o décimo e último livro da coleção O Diário da Princesa.

Sim, tem outros dois livros intitulados Lições de Princesa e O Presente da Princesa que fazem parte da série, mas não estão relacionados com a sequência do enredo em si, e eu ainda não os encontrei para comprá-los.

Enquanto os nove primeiros livros eram sequência um do outro, ou a diferença de tempo era no máximo dois meses, de Princesa Mia para Princesa Para Sempre a ambientação é feita quase dois anos depois, e isso me deixou um pouco perdida no começo, mas vamos para a resenha.

Mia ficou quase dois anos sem escrever no seu diário, porque durante todo esse tempo estava se dedicando em seu livro: um romance ambientado na Inglaterra Medieval, mas ninguém além da professora Martinez e do Dr. Loco sabem disso, porque ela disse se tratar de um trabalho sobre a extração de oliva em Genovia,
Nesses dois anos, tudo permaneceu praticamente igual, Mia está namorando J.P, o Michael ainda está no Japão, ela e Lilly não voltaram a ser amigas, mas também não estão brigando, Tina e Boris estão juntos, assim como Lilly e Kenny. As diferenças apenas são que o Príncipe Phillipe, pai de Mia, está concorrendo para a eleição de primeiro-ministro em Genovia, contra o Príncipe René, seu sobrinho.
Mas como todos os livros, Mia tem novas preocupações e complicações, Michael estará de volta em NY, e ela ainda não tem certeza sobre os seus sentimentos; está tentando publicar seu livro Liberte o Meu Coração com um pseudônimo, pois não quer ser publicada apenas por ser princesa; ela entrou em todas as faculdades que se inscreveu, mas não sabe qual escolher e contou para todo mundo que não entrou em nenhuma, seu namorado está ocupadíssimo com a montagem de sua peça de trabalho de conclusão e não dá a atenção que Mia quer, e Mia ainda tem duas festas para se preocupar: seu aniversário de 18 anos e o baile de formatura.

Como a Princesa Mia encontrará as respostas das perguntas que ela ainda não entende?
Só descobriremos ao ler o livro.



Nina Santos

domingo, 15 de março de 2015

[DISCUSSÃO, ANÁLISE E REFLEXÃO] Princesa Mia - Meg Cabot.

Olá.

Agora sim, estamos no fim da coleção O Diário da Princesa, já fazem 34 dias que estou nessa aventura com a Mia Thermopolis e agora, estou animada para saber o final, pois muita coisa aconteceu, mas voltando ao que interessa: a minha impressão sobre o nono livro da série: Princesa Mia.

Acredito que o livro anterior, Princesa no Limite foi o início da reviravolta na vida de Mia, e Prncesa Mia apenas seguiu o curso desse.

Muita coisa aconteceu, Michael e Mia terminaram, a Lilly está decidida a não ser mais amiga de Mia, o J.P. tem se aproximado cada vez mais dela, e falando em se aproximar, Mia se tornou amiga de Lana Weinberger (sério, embora eu já esperasse por isso).
Porém, a Princesa está em depressão e terá que discursar em um evento de gala importantíssimo, onde ela solta uma bomba que mudará o curso de governo em Genovia.

Dos aspectos citados acima, eu quero falar apenas sobre três que mais me chamaram atenção:

- Mia e J.P.
É óbvio, desde Princesa na Balada, que o J.P gosta da Mia, mas meu Deus, como alguém consegue ser tão tapada? Hahaha.
Eu confesso que eu fiquei muito brava com a atitude do J.P. nesse livro porque ela nem bem terminou o namoro e ele ficava "dando em cima dela", mesmo que de uma forma sutil e apenas duas semanas depois após o término, ele se declara para ela.
Não torço para eles ficarem juntos.

- A transformação do corpo de Mia.
Gente, sério, eu queria entender como tudo isso aconteceu.
Claro, que eu concordo que a Mia é uma adolescente de 16 anos e que o corpo dela está se desenvolvendo, mas acho que ninguém cresce 3 cm em 6 dias e o sutiã salta do tamanho P para o G, nesses mesmos seis dias, acho que a Meg exagerou um pouco aí, mas mesmo assim, eu a perdoo.

- Genovia não é mais uma Monarquia Absoluta e sim uma Monarquia Constitucional
Mia descobriu um documento de quatrocentos anos atrás que faz de Genovia, uma Monarquia Constitucional, ou seja, a figura do príncipe ou rei é apenas cerimonial e o governador, primeiro-ministro, é eleito pelo povo e é quem realmente exerce o poder de governar, assim como na Inglaterra.
Ao mostrar o documento para sua família, eles não demonstram interesse, mas Mia acaba contando para a imprensa.
Sinceramente, esse foi a parte mais legal do livro.

Bom, minha escala de corações para Princesa Mia é:
♥♥♥♥





Nina Santos

sábado, 14 de março de 2015

[RESENHA] Princesa Mia - Meg Cabot - Sem Spoiler

Sinopse:

"Visitei a Pesquisa de Blogs do Google Blog para ver se alguém estava escrevendo sobre mim em algum blog, e descobri um novo site que entrou no ar: ww.euodeiomiathermopolis.com
Lá tem uma lista com as dez coisas mais idiotas sobre Mia Thermopolis. A primeira é o meu cabelo.
A décima é o meu nome.
O que tem no meio vai ficando cada vez pior.
Istro realmente é ...
Uma maravilha. É mesmo uma maravilha. Como se eu já não tivesse BASTANTE coisa com que me preocupar.
Agora tem alguém por aí que me odeia tanto a ponto de comentar com o mundo todo que com o meu cabelo novo, as minhas orelhas ficam parecendo asas de chaleiras.
Era bem disso que eu precisava"


Princesa Mia é o nono livro da série O Diário da Princesa.

Nesse livro, muita coisa mudou na vida da princesa mais queridinha da América, seu namoro com Michael está perto do fim, sua amizade com Lilly está praticamente acabada, pois a amiga acredita que ela roubou seu namorado e não deixou Mia explicar o que realmente aconteceu, ela está fazendo terapia e seu corpo passou por uma drástica transformação.
Além disso, Mia foi convidada para discursar no evento de Gala do Domina Rei, uma sociedade de elite para mulheres poderosas e acabou descobrindo um segredo de Genovia lendo o diário de sua ascendente Amelia que morreu há quatrocentos anos, agora parece que a princesa é amiga da Lana Weinberger, sua rival de longa data e alguém está escrevendo sobre ela no site: euodeiomiathermopolis.com.


Quais as outras surpresas que esse livro nos trará?




Nina Santos

sexta-feira, 13 de março de 2015

[DISCUSSÃO, ANÁLISE E REFLEXÃO] Princesa No Limite - Meg Cabot

Olá.

O oitavo volume de O Diário da Princesa, Princesa no Limite aborda muito a vida amorosa de Mia, na verdade, o livro é praticamente todo sobre isso, tirando algumas partes mínimas e dessa vez a princesa pira totalmente.

Já sabemos que a Mia é muito insegura e fica criando neuras na sua mente por questões mínimas, mas acho que dessa vez, ela exagerou um pouco e a verdade é que muitas vezes nós fazemos isso sem perceber, então não vamos culpá-la totalmente.

Obviamente, o texto que escreverei terá spoiler, então para quem não leu, fica o aviso.

Nesse livro, o Michael viajará para o Japão a fim de participar da construção de braços robóticos, criados por ele, que auxiliam na cirurgia de peito aberto e uma das razões que ele faz isso é para provar para a família da Mia, a Grandmère e o Príncipe Phillipe, e também para a imprensa, que ele é digno dela, o que eu considerei muito fofinho.
Mas a Mia, como sempre, ficou muito insegura em relação á isso, e acha que ele encontrará alguém mais inteligente que ela no Japão, porque ele ficará lá por um ano, ou mais. Com isso, a princesa tentará fazer que ele continue em New York, mesmo que isso inclua entregar a ele sua virgindade, o que eu considerei um golpe baixo.
Como o Michael é um fofo, no dia que a Mia supostamente entregaria seu dom precioso, ele diz para ela que eles não devem fazer amor pelos motivos errados e acaba contando que diferente do que ela imaginava, ele não é mais virgem e essa revelação a deixa completamente pirada.
Acredito que esse foi o clímax da estória, onde algumas coisas mudam um pouco de rumo, enquanto as amigas e família de Mia tentam fazê-la entender que ela está fazendo tempestade em copo de água, ela se fecha em seu próprio mundo e acaba estregando tudo, mesmo quando tenta consertar, já é tarde demais e o Michael vai para o Japão sem os dois se despedirem, o que é um fim trágico.

Minha opinião sobre o texto acima é que a Mia pirou um pouco sim, claro que o Michael deveria ter contado à ela desde o princípio que ele não era mais virgem, mas isso não foi traição, não do meu ponto de vista, e ela também não estava pronta para se entregar para ele, contando que aquilo era mais uma forma de manipulação do que entrega por amor em si.

Outro ponto do livro que me deixou intrigada, desde Princesa na Balada, é que com certeza, o JP está afim da Mia e ela não consegue enxergar isso, o que pode levá-la a magoar sua melhor amiga, que é a namorada dele.

Considerando os aspectos acima, a escala de corações para Princesa no Limite é:
♥♥♥



Nina Santos

quinta-feira, 12 de março de 2015

[RESENHA] Princesa No Limite - Meg Cabot - Sem Spoiler

Sinopse

"NÃO POSSO deixar ele se mudar para o Japão. Simplesmente NÃO POSSO. Sinto muito por todos os pacientes de cirurgia cardíaca de peito aberto que podem sofrer por causa dessa decisão muito egoísta da minha parte.
Mas, às vezes, uma garota simplesmente tem de fazer o que precisa fazer para permanecer sã em um mundo de pernas para o ar, em que em um minuto você está comendo macarrão frio de gergelim e, no minuto seguinte, seu namorado está de partida para o Japão.
As coisas simplesmente vão ter de ser assim.
Ai, meu Deus. Não acredito que vou fazer isso. Será que eu devo fazer? SERÁ QUE EU DEVO FAZER???
Como sempre, fazer perguntas no meu diário não adianta nada.
Nem sei por que me dou o trabalho."


Princesa No Limite é o oitavo livro da série O Diário da Princesa.

Mia Thermopolis está passando por novas dificuldades em sua vida, para ser mais precisa, em sua vida emocional, pois seu namorado, Michael Moscovitz passará um ano ou mais no Japão para a criação de um braço cirúrgico robótico que contribuirá para cirurgias de peito aberto, mas Mia não quer que ele vá e tentará de tudo para fazê-lo ficar, inclusive, entregar sua virgindade para ele, ou o "dom precioso", como ela e Tina chamam.
Além dessas preocupações, Mia foi inclusa na matéria de Introdução a Escrita Criativa, o que ela considera injusto, pois deveria estar, no mínimo, em Escrita Criativa Intermediária, e Lilly a nomeou para presidente do Conselho Estudantil da AEHS novamente.
Outro ponto interessante do livro é a ingenuidade da Mia que não percebe que tanto o Kenny como o JP estão afim dela.

Esse livro promete muitas reviravoltas. Como a princesa irá reagir?




Nina Santos

terça-feira, 10 de março de 2015

[DISCUSSÃO, ANÁLISE E REFLEXÃO] Princesa na Balada - Meg Cabot

Olá.

Estamos na metade, quase no fim da nossa aventura com a série O Diário da Princesa, afinal Princesa na Balada é o sétimo volume da coleção e foi o livro que me deixou mais animada desde o começo superando Princesa Apaixonada e Princesa à Espera.

No final de Princesa em Treinamento, Mia foi eleita a presidenta do Conselho Estudantil da Albert Einstein High School e em Princesa na Balada ela já está no comando há sete meses, porém o orçamento anual foi todo gasto com equipamentos para o laboratório de biologia e com instalação de cestos para lixo reciclável e Mia precisa arrumar uma maneira de arrecadar dinheiro para no final do ano pagar o aluguel do salão Alice Tully para a entrega de diplomas do terceiro ano, uma das sugestões é a venda de velas perfumadas, mas ela não consegue encarar a ideia muito bem.
No entanto, Grandmère tem um plano: organizar um musical chamado Trança! que conta a história de como Rosagunde, ascendente de Mia, conquistou o trono de Genovia, e quer que Mia seja a protagonista o que a está enlouquecendo, sendo que Lilly queria o papel principal.
E falando em Lilly, ela também tem uma ideia para levantar fundos: começar a primeira revista literária da AEHS, com o nome "A Bundinha Rosa de Fat Louie" e quer publicar "Chega de Milho" um conto escrito por Mia sobre um garoto da escola que não gosta quando colocam milho no feijão.
Porém esses não são os únicos problemas que Mia precisa enfrentar, pois seu namorado dará uma festa quando seus pais não estiverem em casa e ela n"ao quer que ele descubra que ela não é uma garota festeira e acaba segundo alguns conselhos da Lana Weinberger.
E falando em festa, a Grandmère promoverá um evento beneficente onde muitas celebridades estarão e todos os seus amigos querem ir. Podemos ver que esse livro promete mesmo ser um dos melhores, considerando os primeiros capítulos.

Para ser sincera, eu gostei do livro todo, a Meg conseguiu conquistar meu coração por completo dessa vez, pois a gente percebe os ensinamentos através dos erros da Mia.
Nós já sabemos que a nossa princesa é um pouco mentirosa, devido á sua insegurança, mas ela não estava percebendo que isso afeta sua vida de forma negativa, até que nesse livro ela aprende um pouco mais sobre sinceridade.
Outros aspectos do livro que eu gostei muito, são as cartas que Mia escreve para Carl Jung, pois elas são muito engraçadas e inteligentes; e abordagem um pouco mais profunda que foi feita com a Lilly e sua família.
A inclusão de novos personagens também foi muito legal.

A escala de corações para Princesa na Balada é:
♥♥♥♥♥



Nina Santos

domingo, 8 de março de 2015

[RESENHA] Princesa Na Balada - Meg Cabot - Sem Spoiler

Sinopse:

"'Hm, Lana, posso fazer uma pergunta?'. Não deu para acreditar nas palavras que saíram da minha boca em seguida. 'Como é que você, hm. Está sempre pronta para festa?'
A boca de Lana cheia de gloss ficou aberta ao ouvir isso. 'Como é que eu O QUÊ?'
'Sabe como é', eu respondi. 'Está sempre pronto  para ir a festas. Tipo, o que você FAZ lá? Como é, sabe como é. Que você se diverte em uma festa?
A Lana só sacudiu a cabeça, com aquele cabelo loiro superliso brilhando embaixo das lâmpadas fluorescentes.
'Meu Deus' ela disse. 'Você é a maior babaca.'
Como essa era uma verdade indiscutível, eu não disse nada.
Lana continuou: 'Você só vai lá - toda linda, é claro. Se a música estiver boa, dança. E coloca alguma roupa sensual'. O olhar dela passou dos meus coturnos para o alto da minha cabeça, e concluiu: 'Claro que, para você, isso pode ser um pouco difícil.'"


Princesa na Balada é o sétimo volume da série O Diário da Princesa.

Mia Thermopolis tem novos desafios pela frente, após sete meses na presidência do Conselho Estudantil, toda a verba foi gasta e a escola ainda precisa de dinheiro para alugar o salão Alice Tully para a cerimônia de entrega de diplomas do terceiro ano que ocorrera em alguns meses, porém alguma coisa precisa ser feita e Mia realmente espera um empréstimo de sua avó, enquanto Grandmère quer montar uma peça de teatro, um musical para ser mais precisa, que conta a história de Rosagunde, ascendente de Mia, e como ela conquistou o trono de Genovia; e Lilly sugere uma revista literária para que os alunos possam se expressar e compartilhar a vida adolescente, ambas com o mesmo objetivo: arrecadar dinheiro para o Conselho Estudantil vendendo ingressos para a peça e cobrando pela revista literária, respectivamente, mas a princesa não consegue aceitar nenhuma das ideias, principalmente a ideia de ter que vender velas perfumadas que a deixa ainda mais horrorizada.

Além dos problemas com o Conselho Estudantil e a falta de verba, Mia tem que se preocupar com uma festa que seu namorado dará e a qual ela não está com vontade de ir, mas por não querer magoar Michael e deixar que ele descubra que ela não é festeira, ela tenta mostrar empolgação, tanto que pede conselho de Lana Weinberger. Falando em festa, Princesa na Balada está bem agitado, pois a Grandmère promoverá um evento beneficente que arrecadará fundos para os cultivadores de azeitona de Genovia, a qual terá a participação de celebridades e todos os seus amigos querem ir, Michael, Lilly, Tina, Ling Su, Boris, Shameeka, Kenny e até mesmo Lana que chantageia Mia para conseguir convites.

Como nossa princesa lidará com todas essas adversidades: ela se sairá bem na festa de Michael? O espetáculo de sua avó e a revista de Lilly conseguirão o dinheiro para pagarem o  aluguel da salão Alice Tully?

Princesa na Balada é uma leitura empolgante e a cada página nos faz querer ler mais e mais sem parar. Espero que gostem.




Nina Santos

sexta-feira, 6 de março de 2015

[DISCUSSÃO, ANÁLISE E REFLEXÃO] Princesa Em Treinamento - Meg Cabot

Princesa em Treinamento é o sexto livro da série O Diário da Princesa e ao contrário de Princesa à Espera, ele não narra as férias de Mia em Genovia. A narrativa começa assim que Mia já está em New York se preparando para o segundo ano do ensino médio.

No começo eu não estava gostando muito, mas na metade do livro, confesso que eu fui surpreendida.

Mia voltou de suas férias, após passar um mês aproveitando seu novo irmãozinho Rocky e dois meses em Genovia.
Durante esse período, ela despejou lesmas sul-americanas na baía de Genovia para consumirem as algas jogadas pelo principado de Mônaco que podem comprometer o ecossistema do mar mediterrâneo, mas as suas lesmas, ao contrário do que ela esperava, não estão se alimentando das algas, elas só estão lá, não fazendo nada, o que deixou o principado de Mônaco furioso e Genovia corre o risco de ser expulsa da União Européia.

Além dessas preocupações, Mia tem outros desafios para lidar: sua melhor amiga a nomeou para a presidência do Conselho Estudantil e ela concorrerá com sua arquirrival Lana; a nova professora de inglês parece não admirar e não incentivar seu talento como escritora; Geometria parece tão assustadora quanto álgebra; seu ex-namorado está na mesma turma que ela em Ciências da Terra; e seu namorado espera fazer amor com ela algum dia.

Dos tópicos mencionados acima, eu gostaria de falar sobre três que chamaram mais a minha atenção:

- A nomeação de Mia para presidente do Conselho Estudantil.
Mia não queria mesmo, mas sua amiga Lilly a nomeou sem o seu conssentimento e com o passar dos dias, ela começa a concordar com tudo isso, inclusive porque até a Grandmère parece gostar da ideia, tanto que novamente, ela está nos jornais da nação.
Mas o que a deixa com medo é o fato de concorrer contra Lana Weinberger que é a garota mais popular da escola, enquanto ela é só uma nerd, o que às vezes nos deixa com raiva de Mia por ela ainda se importar com isso, ela é uma menina inteligente e com certeza tem mais capacidade que a Lana, mas a verdade está do lado dela, a maioria das vezes é só uma disputa de popularidade e não de pessoas capacitadas,o que explica o porquê Lilly nomeou a Mia e não a si própria, pois Lilly também não acredita na sua popularidade.
A parte mais legal é o discurso de Mia no dia do debate, ela está com medo, mas quando pega o microfone, ela despeja as verdade que tanto deveriam ser ditas e a nossa única escolha é aplaudí-la, acredito que só por essa parte o livro já merece cinco estrelas.

- A queda da nota de inglês de Mia.
A Albert Einsten contratou uma nova professora de inglês e no ínicio Mia ficou toda contente, pois ela parecia que iria ajudá-la no seu objetivo de se transformar em uma grande escritora, mas em sua primeira redação, sua nota caiu para B e Mia ficou bem revoltada com isso porque sua professora, segundo sua opinião, não está levando em consideração seu talento, mas sim os assuntos de cultura pop que ela escreve que não  parecem agradar.
Sobre isso, consigo concordar com a Mia e com a professora. Ás vezes a educação quer que nos seguimos um padrão que não nos ensinará a ser brilhantes, mas apenas mais um, acredito na criatividade e na oportunidade que deve ser dada e incentivada aos alunos, mas nós também devemos buscar aperfeiçoamento em assuntos mais complexos do ponto de vista intelectual para obtermos a nossa própria opinião sobre e não apenas nos basearmos em achismo porque alguém considerado referência está falando.

- Fazer amor com Michael Moscovitz.
Como Mia está namorando, é óbvio que esse assunto vai surgir algum dia, mas ela não esperava que fosse tão cedo, principalmente porque veio de um comentário maldoso da Lana, então ela começa a ficar na paranóia com isso e pede conselho para a Tina que diz que ela e Michael deve conversar a respeito para que ambos saibam a expectativa do outro em relação á isso.
Sinceramente, eu não esparava que essa conversa fosse acontecer nesse livro, talvez um pouco mais para frente, mas sim, ela ocorreu.
A única coisa que eu tenho a dizer a respeito é que acho que a Mia está certa em querer se sentir preparada para isso, pois ela ainda é jovem, nesse aspecto também estou totalmente do lado da Mia.


Considerando todo esses fatores acima, a escala de coração para Princesa em Treinamento é:
♥♥♥♥




Nina Santos

quarta-feira, 4 de março de 2015

[RESENHA] Princesa Em Treinamento – Meg Cabot – Sem Spoiler

Sinopse

"Eu realmente não achei que fosse possível ficar mais estressada do que já estou, levando em conta que:

• Acho que já estou levando pau em álgebra, depois de apenas três dias de aula.

• Minha melhor amiga está me obrigando a disputar a presidência do conselho estudantil contra a menina mais popular da escola, que vai me esmagar como um inseto em uma derrota humilhante na frente de todo o corpo estudantil na segunda-feira.

• Minha professora de inglês - aquela que me deixou tão animada e que, eu tinha certeza, ajudaria a fazer de mim o tipo de escritora que eu sei, no fundo, que tenho potencial de ser - parece achar que meu texto é tão ruim que nunca deveria ser liberado para ser lido pelo público inocente. Bom, mais ou menos.

• Parece que meu namorado espera que eu Faça Aquilo.

• Sou uma babona de bebê."



Princesa Em Treinamento é o sexto volume da Série O Diário da Princesa.

Enquanto em Princesa de Rosa Shocking, Mia estava preocupada com a festa de formatura e tentando convercer seu pai a deixá-la passar as férias em New York ao invés de Genovia, em Princesa em Treinamento, ela volta para o segundo ano do ensino médio enquanto seu namorado está no primeiro ano de faculdade e sua mãe já deu a luz ao seu irmãozinho, chamado Rocky.

A vida de Mia parece estar indo bem, mas o ano letivo chegou e com ele as preocupações. Sua melhor amiga, Lilly Moscovitz, a nomeou para a Presidência do Conselho Estudantil e ela está concorrendo contra sua arquirrival Lana Weinberger. Seu ex-namorado, Kenny, está na mesma turma que ela em Ciências da Terra e toda hora está tentando lembrá-la que dessa vez ele não fará os exercícos para ela. Assim como álgebra,  geometria está se tornando um pesadelo em sua vida, e para piorar, sua nota em inglês também caiu, o que a deixou muito triste pois seu sonho é ser escritora.

Mas não é só na escola que Mia tem seus desafios, ela está com medo da ideia de fazer amor com seu namorado, devido à um comentário maldoso da Lana e em suas férias, ela despejou lesmas na baía de Genovia para combater as algas marinhas jogado pelo principado de Mônaco, o que não os deixou muito contentes e Genovia está correndo o risco de ser expulsa da União Européia.

Mia irá aprender novas lições nesse livro, pois agora ela é uma Princesa Em Treinamento.




Nina Santos

segunda-feira, 2 de março de 2015

[DISCUSSÃO, ANÁLISE E REFLEXÃO] Princesa de Rosa-Shocking - Meg Cabot.

Olá.

Já terminei metade dos livros da série O Diário da Princesa, o último que li foi Princesa de Rosa-Shocking e até agora foi o que eu menos gostei, mas a Meg continua sendo uma excelente escritora que sabe trabalhar muito bem os seus personagens.

O legal desse livro é ela der tanto mais ênfase nos outros personagens além da Mia Thermopolis, como a Lilly Moscovitz e a Tina Hakim Baba.

Princesa de Rosa-Shocking aborda o sonho de Mia de ir à Festa de Formatura com seu namorado, a gravidez de sua mãe, seu aniversário, a grave no setor de hotelaria causada indiretamente pelo sua avó e a qual sua melhor amiga, Lilly Moscovitz, está tão envolvida que chegou a terminar com seu namorado, Boris Pelkowsky, para namorar um auxiliar de garçom e o fato de Mia, novamente estar indo mal em álgebra, além de ter que passar suas férias de verão em Genovia, longe de seu namorado que logo vai para a faculdade.

Com todas essas preocupações supracitadas, Mia Thermopolis está um turbilhão de emoções e muitas vezes não consegue entender o que está acontecendo ao seu redor.

Vou falar de algumas partes apenas desse livro e algumas impressões que eu tive.

A Mia quer muito ir ao baile de formatura, mas o Michael não fala nada sobre o assunto com ela e todas falam que ela não deve ir até lá e perguntar, mas tem que ser sutil e deixar ele entender nas entrelinhas, em uma oportunidade, ela descobre que ele não está a fim de ir e acha tudo isso uma babaquice e vê seu sonho de ir ao baile se acabando. É sobre esse ponto que eu quero falar. Ela fica fissurada no baile, dando muita importância para isso, e na maioria das vezes é apenas para satisfazer o ego, mas tudo bem, nós meninas entendemos, mas o que realmente me revolta um pouco é ela não abrir o jogo para o Michael, mas sim ficar esperando que ela descubra só porque sua avó e amigas dizem que ela não pode forçar a barra. Eles são namorados e devem conversar sobre as coisas, e achei muito legal a forma que a Mia lidou com tudo isso, principalmente quando ela realmente abre seu coração para ela, pontos para a nossa princesa.

Outra parte do livro que eu fiquei surpreendida foi quando a Lilly Moscovitz descaradamente trai o Boris Pelkowsky e depois o trata como uma história do passado, porque ela está toda apaixonada por um auxiliar de garçom gostoso, o que é muito desumano, e quando ele começa a sair com outra menina, ela aparece toda arrependida chorando no apartamento da Mia. Apesar de a Lilly ser uma personagem feminina forte, nessa hora a gente até sente um pouco de raiva dela, mesmo.

Além dessas partes, outra que me chamou atenção é a insegurança da Mia em relação a Lana, nós entendemos que ela é líder de torcida e namora o rapaz mais popular e bonito da escola, mas a Mia às vezes esquece de olhar para si mesma e enxergar o quão incrível ela é e não precisa ter medo de uma menina que é "tão normal" quanto ela.

Já notamos que podemos aprender e filosofar muito com os livros da Meg Cabot, eles sempre me deixam pensando em algum assunto ou tema que foi abordado de forma bem sútil.

A minha escala de corações para Princesa de Rosa-Shocking é:
♥♥♥



Nina Santos