"Algumas batalhas são vencidas com lanças e espadas, outas com penas e corvos."
Olá!!!
A Tormenta de Espadas é o terceiro livro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo e também o maior publicado até agora, com 884 páginas que me custaram 19 dias de leitura, porém foi maravilhoso com muitas reviravoltas.
Em alguns momentos eu amei o George, mas confesso que na maior parte do tempo eu senti raiva, pois como já falei na primeira resenha, ele sabe brincar com as nossas emoções e se manter no controle. A cada fim de capítulo de um personagem você se vê esperando que algo aconteça e o George até te dá essa esperança, mas no próximo capítulo tudo já mudou. Devo dizer que até hoje não li nada igual e que estou completamente apaixonada pela escrita, criatividade e crítica que o autor nos envolve principalmente quebrando os nossos conceitos de pré julgamento (referência aos Lannister).
Outra aspecto interessante do livro que está chamando minha atenção e que percebo que o George R. R. Martin está começando a trabalhar é o direito reservado para as mulheres naquele tempo, elas eram as últimas nas filas para o exercício do poder, somente se seu pai, irmãos ou filhos estivessem mortos elas poderiam exercer o poder por falta de herdeiro masculino, não sendo considerada a ordem de nascimento.
Bom, vamos de fato ao enredo de A Tormenta de Espadas, nesse livro a história é narrada através dos acontecimentos com Arya Stark, Bran Stark, Catelyn Stak, Daenerys Targaryen, Jaime Lannister, Jon Snow, Samwell Tarly, Sansa Stark e Tyrion Lannister.
Se você ainda não leu A Fúria dos Reis e A Guerra dos Tronos pode ser que encontre alguns spoiler, pois A Tormenta de Espadas é o livro que vai ferir o seu coração, se prepare, independente da casa que você deseja que conquiste o Trono de Ferro.
Acredito que o final de A Fúria dos Reis deixou todos curiosos com o rumo que a trama seguiria:
Arya fugiu de Harrenhal com seus amigos Gendry e Torta Quente e enfrentará muitos desafios para chegar a Correrrio, outro que também está na floresta para ir até Porto Real é Jaime Lannister junto com Brienne de Tarth, que juntos enfrentarão dificuldades, e Bran está indo para o norte junto com seus amigos, Jojen e Meera.
Enquanto isso os aspirantes ao trono Stannis Baratheon, Robb Stark, Balon Greyjoy e Joffrey Baratheon estão em tregua da guerra com espadas, mas precisarão lutar novas batalhas.
E ao norte, na muralha a luta não é pelo trono, mas pela sobrevivência, os patrulheiros precisarão enfrentar os selvagens que pretendem ir ao sul e invadir Westeros e do outro lado, no continente de Essos, Daenerys está se preparando para vir reclamar o Trono de Ferro que pertence a si.
Podemos notar que A Tormenta de Espadas nos dá um prato cheio, com isso deixarei algumas das citações que mais gostei dos livros:
"O modo como o mundo é feito. A verdade está a sua volta, basta olhar para ela. A noite é escura e cheia de terrores, o dia luminoso, belo, e cheio de esperança." Melisandre para Davos
"Às vezes, a Velha Ama voltava a contar as mesmas histórias, mas nós não nos importávamos, desde que fossem boas. Ela costumava dizer que velhas histórias são como velhos amigos, temos de visitá-las de vez em quando." Bran para Meera e Jojen.
"Algumas pessoas machucam outras só porque elas podem fazer isso." Jojen para Bran
"Sei o que é amar tanto que não se é capaz de pensar em mais nada." Robb para Catelyn
"Não escolhemos o nosso destino. Mas temos... Temos de cumprir o nosso dever, não é?" Stannis para Davos.
"Às vezes os ventos de tempestades sopram com tanta força que um homem não tem outra alternativa exceto guardar as velas."
"Todo mundo quer alguma coisa Alayne. E quando ficar sabendo o que um homem quer, saberá quem ele é e como jogar com ele." Mindinho para Alayne.
A escala de corações para A Tormenta de Espadas é:
♥♥♥♥♥
Nina Santos

Nenhum comentário:
Postar um comentário