terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

[DISCUSSÃO, ANÁLISE E REFLEXÃO] Princesa Sob os Refletores - Meg Cabot

Olá.

Estou seguindo um padrão que eu mesma estabeleci para o blog que é fazer uma resenha mais enxuta sobre um livro e depois uma análise, sobre as minhas impressões e o que mais gostei do livro, obviamente com spoiler.

Como já falei de O Diário da Princesa, agora é a vez de Princesa Sob os Refletores, acredito que a Meg continuou bem o seu trabalho nesse livro.
A Mia continua sendo uma personagem incrível, engraçada e com as inseguranças da adolescência que todas nos identificamos, além de ser um pouco mentirosa e ter dificuldade de confiar nas pessoas, no primeiro livro nós não percebemos muito isso, mas nesse a gente passa a conhecer um pouco mais dela.


O livro tem esse título, pois Mia tem uma entrevista marcada para o programa Twenty Four/Seven e ela está muito insegura em relação à isso, mas ao mesmo tempo está se preparando junto com a avó que foi a idealizadora disso tudo.

É abordado também o tema família, pois a mãe de Lilly engravidou do professor de álgebra e os dois pretendem se casar e como a notícia acaba se espalhando pelo mundo, a avó de Mia quer organizar um casamento de luxo para sua mãe, que quer uma cerimônia mais simples e particular, dadas essas circunstâncias, os avôs maternos de Mia chegam na cidade junto com seu primo, Hank, convidados para o tal casamento.
O que achei interessante nisso tudo é a abordagem que a Meg dá ao relacionamento de Mia, seu pai e sua avó sobre o tema medo e confiança.

Como o livro é mais para o público adolescente também fala-se de paixão.  Mia desencanou do Josh Ritcher e está apaixonada por Michael Moscovitz, no primeiro livro já é possível perceber os sentimentos dela em relação à ele, mas ela esconde esse sentimento até de sua melhor amiga, Lilly Moscovitz, que é a irmã dele.
Além disso surge um admirador secreto que a Mia torce muito para ser o Michael, mas ao mesmo tempo acha essa ideia absurda.

A minha parte preferida do livro é quando a Lilly grava a Mia sem ela saber fazendo perguntas sobre como ela se sente por ser uma princesa e futura regente de um pequeno principado questionando o que ela pretende fazer ao assumir o cargo e exibe a entrevista no seu programa de TV informando que aquela é a verdadeira entrevista de Mia Thermopolis e criticando a mídia nacional, sinceramente, achei o máximo.

Outro ponto que gostei muito também é quando Lilly acusa Mia de não confiar em ninguém, o que realmente é algo que precisa ser trabalhado em sua vida.

Considerando esses fatos, minha escala de corações para a Princesa Sob os Refletores é:
♥♥♥♥



Nina Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário